6 DICAS PARA ESCOLHER O FOTÓGRAFO DO SEU CASAMENTO.

 Pode ser bem clichê, mas definitivamente a foto é o que fica!

A fotografia é prioridade para o seu casamento?

É comum que no começo dos preparativos os casais estejam mais estusiasmados com a escolha do espaço e da decoração, mas eu tenho certeza que muito em breve tomarão consciência do quanto será importante ter um ótimo profissional de fotografia nesse dia.

Como eu já disse, a frase é bem clichê mas a fotografia é realmente o que fica do casamento, são através das fotos que vocês guardarão lembranças de pessoas especiais e reviverão os momentos marcantes desse dia tão planejado.

Portanto, de nada vai adiantar investir em um espaço incrível, uma decoracão linda e no vestido dos sonhos se o profissional de foto não souber deixar tudo muito bem registrado.

Para te ajudar nessa missão, vou deixar 6 dicas infalíveis para que acertem na escolha do melhor fotógrafo para o seu grande dia.

#1
Estilo de Fotografia

Conversem e decidam juntos, qual estilo de fotografia mais agrada a vocês dois.

Hoje vejo dois estilos que se destacam na fotografia de casamento: o estilo clássico e o documental.

A fotografia clássica é a mais tradicional, o fotógrafo geralmente tem um roteiro de captação e registra esses momentos mais clássicos do casamento, também usam técnicas de luz, efeitos e direção para fazer fotos mais tradicionais e posadas.

Na fotografia documental, além das fotos tradicionais que não podem faltar, o fotógrafo busca criar uma narrativa do casamento através das imagens, ele precisa estar atento a tudo o que acontece fora o tradicional. É fundamental que ele conheça um pouco da história do casal, quem são as pessoas importantes e assim usar sua percepção e criatividade para captar momentos e expressões mais espontâneas.

#2
Qualidade das Fotos

Além do estilo de fotografia vocês precisam analisar a qualidade das fotos.

É bem importante saber se o fotógrafo domina as técnicas de fotografia e iluminação, pois para fotografar em ambientes fechados e escuros exige mais conhecimento técnico do que fotografar com a luz natural.

Observe as cores, a composição, a iluminação, o enquadramento e também o contexto da foto.

Qual mensagem aquela foto passa?

O pulo do gato é olhar prévias de casamentos completos, analisar as fotos de making of, cerimônia e festa e não ficar preso somente nas fotos clássicas dos noivos e da decoracão. Deem uma boa olhada na narrativa daquele casamento do começo ao fim, veja se consegue SENTIR que gosta daquelas imagens.

#3
Exclusividade

Curtiu as fotos? Vamos em busca de um profissional. 

Saber se o fotógrafo trabalha com exclusividade é um ponto muito importante!

As fotos que você vê na apresentação, no site e nas redes sociais são do profissional que estará no dia do seu casamento?

Existem 2 tipos de empresas no mercado de fotografia de casamento, os fotógrafos que trabalham com exclusividade e produtoras que trabalham com equipes de fotógrafos.

Os profissionais exclusivos como o nome já diz são aqueles que fotografam um casamento por data, eles oferecem um serviço mais próximo e pessoal pois será ele mesmo que estará fotografando no dia do seu casamento.

Já as produtoras ou profissionais que trabalham com equipes, tem diversos freelancers cadastrados. Você contrata a empresa e geralmente conhecerá o fotógrafo somente no dia do casamento, a desvantagem é que muitas vezes as fotos da apresentação não são do profissional que estará com vocês.

#4
Referências

Lembre-se como um mantra: 

Foto é o que fica!

Então escolha o seu fotógrafo com muito critério.

Os preparativos do casamento envolvem um alto investimento e muita expectativa tanto dos noivos quanto da família.

 Geralmente uma das grandes preocupações é com o orçamento.

Mas já ouviu falar nesse outro clichê: O barato, sai caro? 

Imagine a frustação de planejarem um dia incrível, não gostarem das fotos e essa ser a única lembrança do seu casamento? 

Antes de solicitar uma proposta e ir direto para o orçamento vasculhe todo o conteúdo daquele profissional, olhe o site, as redes sociais e busque referências nos depoimentos de outros casais.

Façam isso vocês, outro grande erro é deixar que outra pessoa faça essa escolha no seu lugar.

#5
Orçamento

Hoje em dia existem muitos profissionais de fotografia no mercado, mas seguindo essas dicas acredito que já possam fazer uma seleção mais criteriosa e assertiva.

Então vamos em frente! 

Se bateram o olho nas fotos e amaram, peça a proposta e já marque uma conversa, se ficou em dúvida, escolha seus 3 fotógrafos favoritos, aqueles que gostaram de verdade e que de alguma maneira as fotos tocaram o coração e solicite um orçamento.

Quando estamos na fase de pesquisas ficamos tentados a pedir orçamento para 10 profissionais, se fizerem assim vão acabar fazendo o caminho inverso, escolhendo pelo preço e possivemente se arrependendo depois.

Análise a proposta pelo valor que ela vai te oferecer.

Olhe a apresentação com cuidado, verifique o tempo de cobertura, a quantidade de fotos entregues e anote todas as suas dúvidas.

#6
Conversa

Última dica e mais importante! 

O fotógrafo é um dos profissionais que estarão bem próximos de vocês durante todo o casamento. 

Geralmente ele chegará para as fotos do making of dos noivos, registrando toda a parte da preparação, cerimônia e festa.

Portanto, é muito importante além de ser um ótimo profissional ele ser alguém com quem vocês tenham afinidade.

Acredito que seja fundamental que vocês o conheçam, se identifiquem e se sintam a vontade.

De nada vai adiantar ser um profissional incrível que faz fotos maravilhosas e o seu "santo não bater" com o dele.

O casamento é um dia especial, que traz bons sentimentos mas também um pouco de nervosismo e ansiedade, será incrível ter por perto pessoas com a mesma vibe de vocês, portanto, sempre MARQUE UMA CONVERSA, pessoalmente ou por vídeo call, para tirar suas dúvidas e ver se rola essa conexão.


Acho que é isso!

Quanto mais confiança vocês tiverem nas suas escolhas, mais livres estarão para viver esse grande dia.

Sobre o autor

Daniel Okuyama fotografa casamentos desde 2012, mas não aprendeu a fotografar dentro dos casamentos.

É apaixonado por fotografia desde 2005 quando ainda morava no Japão, onde estudou diversas áreas da fotografia.

Para ele uma foto além de ser técnicamente consistente precisa sempre ter algo a transmitir. 

Uma boa foto vem das pessoas estarem 100% presentes e do fotógrafo ter a percepção de registrar.

"Vivam e aproveitem cada cada momento, as fotos deixem comigo!"

Quer mais informações me chama no whatsapp.

Direitos Reservados