6 DICAS PARA ESCOLHER O FOTÓGRAFO DO SEU CASAMENTO.

 Pode ser bem clichê, mas definitivamente a foto é o que fica!

A fotografia é sua prioridade?

Talvez no começo dos preparativos do casamento a fotografia possa não ter tanta prioridade, mas tenho certeza que muito em breve vocês tomarão consciência do quanto será importante ter um ótimo profissional nesse dia.

Como eu já disse, a frase é bem clichê, mas as fotos são realmente o que ficam do casamento!

Portanto, de nada vai adiantar investir em um espaço incrível, uma decoracão linda e no vestido dos sonhos se o profissional de fotografia não souber deixar tudo muito bem registrado.

Para te ajudar nessa missão, vou deixar 6 dicas infalíveis para que acertem na escolha do melhor fotógrafo para o seu grande dia.

#1
Estilo de Fotografia

Conversem e decidam juntos, qual estilo de fotografia mais agrada a vocês dois.

Hoje vejo dois estilos que se destacam na fotografia de casamento: Clássico e Documental.

A fotografia clássica é a mais tradicional, o fotógrafo geralmente tem um roteiro de captção e registra esses momentos. Geralmente usam técnicas de luz, efeitos e direção para fazer fotos mais tradicionais e posadas.

Na fotografia documental, além das fotos tradicionais que não podem faltar, o fotógrafo busca contar uma narrativa do casamento através das imagens, ele precisa estar atento a tudo o que acontece a mais, é fundamental que ele conheça um pouco da história do casal, quem são as pessoas importantes e assim usar sua percepção e criatividade para captar momentos e espressões mais espontâneas.

#2
Qualidade das Fotos

Além do estilo de fotografia vocês precisam analisar a qualidade das fotos.

É bem importante saber se o fotógrafo domina as técnicas de fotografia e iluminação.

Fotografar em ambientes fechados e escuro exige mais conhecimento do que fotografar com a luz natural.

As cores, a composição, a iluminação, o enquadramento e principalmente o contexto da foto são coisas importantes a observar no trabalho de um fotógrafo.

Qual mensagem aquela foto passa?

O pulo do gato é olhar casamentos completos, analise as fotos de making of, cerimónia e festa, não fique preso nas fotos de decoracão e vestido, dê uma boa olhada na narrativa daquele casamento do começo ao fim, veja se consegue SENTIR que gosta daquelas imagens.

#3
Exclusividade

Vamos em busca de um profissional!

Saber se o fotógrafo trabalha com exclusividade é um ponto importante, ou seja, as fotos que você vê na apresentação, no site e nas redes sociais são do profissional que vai estar no dia do seu casamento?

Existem 2 tipos de profissionais no mercado, os fotógrafos que trabalham com exclusividade e produtoras que trabalham com equipes de fotógrafos.

Os profissionais exclusivos como o nome já diz são aqueles que fotografam um casamento por data, eles tem um tratamento mais próximo e pessoal pois será ele mesmo que estará fotografando no dia do seu casamento.

Já as produtoras ou fotógrafos que trabalham com equipes, tem vários profissionais freelancers cadastrados, você contrata a empresa e geralmente conhecerá o profissional no dia do casamento.

#4
Referências

Lembre-se como um mantra: 

Foto é o que fica!

Então escolha o seu fotógrafo com muito critério.

Os preparativos do casamento envolvem um alto investimento e muita expectativa tanto dos noivos quanto da família.

 Geralmente uma das grandes preocupações é com o orçamento.

Mas já ouviu falar nesse outro clichê: O barato, sai caro? 

Imagine a frustação de vocês planejarem um dia incrível, não gostarem das fotos e essa ser a única lembrança do dia do seu casamento? 

Antes de solicitar uma proposta e ir direto para o orçamento vasculhe todo o conteúdo daquele profissional, olhe o site, as redes sociais e busque referências nos depoimentos de outros casais.

Faça isso você! 

Outro grande erro é deixar que outra pessoa faça essa escolha por você, nas próximas dicas você vai compreender melhor... 



#5
Orçamento

Hoje em dia existem muitos profissionais de fotografia no mercado, seguindo essas dicas eu acredito que você já possa fazer uma seleção mais criteriosa e assertiva.

Então vamos em frente, escolha os seus 3 fotógrafos favoritos, aqueles que vocês amaram de verdade e que de alguma maneira as fotos tocaram o seu coração e solicite um orçamento.

Quando estamos procurando por profissionais ficamos tentados a pedir orçamento para 10 profissionais, se fizerem assim de nada adiantou chegar até aqui, vão acabar fazendo o caminho inverso e escolhendo pelo preço.

Análise a proposta pelo valor que ela vai te oferecer.

Olhe a apresentação com cuidado,  verifique o tempo de cobertura, a quantidade de fotos entregues e anote todas as suas dúvidas.

#6
Conversa

Essa é a minha última dica e não menos importante! 

O fotógrafo é um dos profissionais que estarão bem próximos de vocês durante todo o casamento. 

Geralmente ele chegará para as fotos do making of dos noivos, registrando toda a parte da preparação, cerimônia até a festa.

Portanto, é muito importante além de ser um ótimo profissional ele ser alguém com quem vocês tenham afinidade.

Acredito que seja fundamental que vocês o conheçam, se identifiquem e se sintam a vontade.

De nada vai adiantar ser um profissional incrível que faz fotos maravilhosas e o seu "santo não bater" com o dele.

O casamento é um dia especial, que traz bons sentimentos mas também um pouco de nervosismo e ansiedade, será incrível ter por perto pessoas com a mesma vibe de vocês. 

Dica mais importante: Sempre MARQUE UMA CONVERSA, pessoalmente ou por vídeo call, para tirar suas dúvidas e ver se vocês tem uma conexão.


Sobre o autor

Daniel Okuyama fotografa casamentos desde 2012, mas não aprendeu a fotografar dentro dos casamentos.

É apaixonado por fotografia desde 2005 quando ainda morava no Japão, onde estudou diversas áreas da fotografia.

Para ele uma foto além de ser técnicamente consistente precisa sempre ter algo a transmitir. 

Uma boa foto vem das pessoas estarem 100% presentes e do fotógrafo ter a percepção de registrar.

"Vivam e aproveitem cada cada momento, as fotos deixa comigo!"

É isso!

Quanto mais confiança tiverem nas suas escolhas, mais livres estarão para viver esse grande dia.

Quer mais informações me chama no whatsapp.

Direitos Reservados