Imagem capa - Já escolheu o mês do seu casamento?  por Daniel Okuyama Fotógrafo - Fotografia de Casamento e Ensaios - Santos - São Paulo - SP
Blog

Já escolheu o mês do seu casamento?

Em que mês vou casar?


Casamento na praia, no campo, ao ar livre numa fazenda ou num salão de festas bem chique, esses podem ser o sonho de muitos noivos, porém a escolha da data deve combinar com o tipo de casamento.

Segue aqui algumas dicas super bacanas pra acertar na escolha do mês do seu grande dia!



      Casamento Amanda & Fiúza | Santos - SP

Janeiro 

Por conta das festas de inicio de ano e também das férias é um dos meses menos procurados para casamentos. Isso pode ter um ponto positivo, ajuda os noivos a negociar melhor com todos fornecedores e prestadores de serviços. 

A luz e o clima dessa época do ano estará perfeita para as fotografias externas, o que vai deixar seu álbum incrível, porém é uma época que pode chover e faz muito calor.

Dica esperta: Alguns prestadores de serviços também tiram férias nessa época, então antecipe o fechamento dos contratos e também a entrega dos convites, para que seus convidados se preparem para seu casamento em janeiro.



Casamento Ana & Vinícius | Espaço Quintal, São Paulo - SP

Fevereiro 

A principal atração desse mês serão as flores tropicais que estarão lindas e você poderá ter a decoração na igreja, no salão e o buquê incríveis. O clima de fevereiro é bem parecido com o de janeiro,  portanto valem as mesmas precauções.

Ainda é um mês de férias, então antecipe os contratos e principalmente os convites para seus convidados.

Dica esperta; Evite a semana do Carnaval, as cidades ficam cheias e o trânsito complicado.



Casamento Renata & Leonardo | São Paulo - SP


Março 

A principal vantagem é que esse mês começa a baixa temporada (março a junho) ótimo  para negociar descontos na viagem de lua de mel.

Para quem sonha com uma decoração cheia de Orquídeas esse é o mês certo, pois as flores estarão lindas nessa época do ano.

O clima começa a ficar mais agradável porém as pancadas de chuva repentina são características nesse mês, então se sonha com um casamento na praia, no campo ao ar livre tenha um plano B.

Dica esperta: As tendas são ótimas opções nas decorações ao ar livre, além de ficar lindo vocês ja estarão prevenidos caso caia uma chuvinha.



Casamento Aline & Victor | Espaço Serra do Mar, São Bernardo do Campo - SP

Abril 

Esse mês é considerado por alguns cerimonialistas o ideal para os casamentos ao ar livre,  o clima ja estará mais ameno e as águas de março ja cessaram, portanto ficará mais difícil serem surpreendidos pelas chuvas repentinas. 

A estação do outono traz uma luz natural mais suave e isso vai deixar as suas fotos ainda mais lindas e românticas.

Dica esperta: Contrate os serviços com o máximo de antecedência, pois em função da preferência das noivas por esses próximos meses muitos profissionais trabalham com exclusividade.



Casamento Melina & Rodrigo | Espaço Serra do Mar, São Bernardo do Campo - SP

Maio  

Chegamos ao tradicional “Mês das Noivas”. Se você sonha em se casar nesse mês tão especial o planejamento com muita antecedência será fundamental, pois existe muita procura e você não vai querer correr o risco do fotógrafo dos seus sonhos não ter mais o seu dia disponível na agenda né? e como ja disse, muitos trabalham com exclusividade nas datas.

É um ótimo mês para casamentos ao ar livre, na praia ou no campo. 

Dica esperta: Esse mês também é o do Dia das Mães então o preço das flores tendem a aumentar muito nessa época, a dica é tentar combinar com seu decorador realizar o pedido das flores para decoração com antecedência para conseguir um preço melhor.



Casamento Mariana & Felipe |  Balneário Camboriú - Sc

Junho 

Esse é o mês das tulipas e da gipsófila (chuva de prata) que ira dar um ar delicado e romântico para a decoração do casamento.

 É também a  chegada do inverno portanto sorte para os convidados homens, que ficaram muito mais confortáveis com os ternos e fraques usados no casamento.  Os lugares fechados ja começam a ser uma opção melhor para a festa, pois poderá ter dias mais friozinhos nessa época do ano.

Dica esperta: Caso o sonho seja um casamento ao ar livre, cuide para o aconchego dos convidados, espalhe mantas ou pashminas em cestos pela festa, além de dar um charme especial na decoração poderá ser uma boa opção caso esteja friozinho.



Casamento Maíra & Matheus |  Santos - SP

Julho 

Chegamos no Inverno, e tudo fica mais glamouroso, tanto os noivos quanto os convidados poderão abusar nas roupas e acessórios da estação mais chique do ano. 

Hora de abusar das variadas cores de tulipas, hortênsias e copo de leite na decoração do casamento.

O cardápio dos buffets podem ser mais variados, servindo uma comida mais pesada e saborosa sem causar problemas, abuse também na variedade de bebidas, como vinhos e coquetéis.

Dica esperta: Descarte os casamentos ao ar livre a não ser que more numa região muito quente, e não se esqueça que julho também é um mês de férias e muitos convidados poderão agendar uma viagem caso não sejam convidados para o casamento com bastante antecedência. 



Casamento Elaine & Adolfo | Santos - SP

Agosto 

Por conta de superstições é um mês tradicionalmente evitado pelas noivas, mas para quem não liga para essas coisas é um ótimo mês para negociar com fornecedores e prestadores de serviços. 

Entramos também na baixa temporada das férias do meio do ano e os pacotes de viagem de lua de mel tendem a ficar mais baratos.

O copo de leite continua lindo para ser usado na decoração do casamento.

Dica esperta: Aproveite a baixa temporada e escolha um lugar super bacana para a lua de mel, deixe a superstição de lado e consiga preços bacanas!



Casamento Janaína & Rodolfo | São Gotardo - MG

Setembro 

Entramos no mês da primavera e talvez esse seja considerado o novo mês das noiva, as flores estarão mais lindas do que nunca e a variedade de espécies será um grande aliado das decorações e buquês.  A temperatura começa a subir, fazendo com que os casamentos ao ar livre voltem a ser ótimas opções. Tudo isso torna o mês de setembro uma época muito procurada para casamentos, o que faz os preços dos fornecedores e prestadores subirem e as datas ficarem mais difíceis e limitadas.

Dica esperta: Planejamento com muita antecedência será fundamental, realmente é um mês muito procurado para casamentos.



Casamento Juliana & Bruno | Campinas - SP

Outubro 

Estamos no auge da primavera, então muita variedade de flores lindas e principalmente os lírios são as melhores opções para decoração. 

Como o clima começa a esquentar e os dias são mais ensolarados, a época combina perfeitamente com casamentos na praia e no campo ao ar livre. 

Dica esperta; Por ser o mês subsequente a setembro que é o mais procurado, as datas de outubro se tornam muito concorridas também, portanto vale a dica de se antecipar.



Casamento Michelle & Enzo | Juquehy - SP

Novembro 

Penúltimo mês no ano, e todos ja começam as preparações para as férias e viagens. A grande vantagem desse mês é para a primeira parcela do 13º, essa grana extra ajuda muito na hora de acertar os últimos detalhes da casamento.

As flores da estação são as  lavandas que ficam lindas e delicadas numa decoração mais provençal, o clima esta bem quente e voltam as preocupações com pancadas de chuvas repentinas, portanto muito cuidado com casamentos ao ar livre, tenha sempre aquele plano B.

Dica esperta: Em novembro temos dois feriados nacionais ( 02 e 15) que podem atrapalhar sua organização com os fornecedores e também com os convidados, portanto se antecipe!



Casamento Yasmin & Diego | Santos - SP

Dezembro

Último mês do ano e será bem corrido, além do planejamento do casamento tem as festas de final de ano. Mas é uma época em que estão todos muito animados e com o 13º na conta, os noivos tem um reforço para as despesas que podem surgir de última hora. 

As rosas apesar de se produzirem o ano todo estarão mais lindas nessa época, portanto use-as em buques e decorações. 

O clima esta bem quente e existe grandes possibilidades de fortes pancadas de chuva nessa época, por conta disso lugares fechados e climatizados são as opções mais interessantes para o casamento.

Dica esperta: Como é um mês de festas e confraternizações, mais do que nunca se atente aos fornecedores de buffet, salões de festas e cabeleireiros, pois as datas estarão muito concorridas essa época do ano.