Imagem capa - 3 Dicas para escolher o fotógrafo do seu casamento. por Daniel Okuyama Fotografia - fotografo de casamento  Santos - Daniel Okuyama  fotografo de casamento sp

3 Dicas para escolher o fotógrafo do seu casamento.

Vou começar com uma perguntinha básica, a fotografia é prioridade para você?

A fotografia pode até não ser prioridade nesse momento mas eu garanto que quanto mais perto for chegando do casamento ela se torna um dos maiores medos principalmente das noivas. Será que vou ficar bonita nas fotos? Será que vou gostar do meu álbum???

Pode ser bem clichê, mas definitivamente são as fotos que fica do casamento, portanto de nada adianta gastar toda a grana na decoração e no vestido dos sonhos se o profissional que você escolher não souber deixar tudo muito bem registrado.

Então vou deixar 3 dicas para que você acerte na escolha do seu fotógrafo.


#1 Escolha o Estilo de Fotografia que mais agrada a vocês dois: na minha opinião hoje vejo dois estilos que se destacam, a fotografia documental e a clássica.


Fotografia documental (nosso estilo S2): Além das fotos protocolares que não podem faltar, o fotógrafo busca contar uma narrativa do casamento  completo através das suas fotos. Além de fotografar o clássico e tradicional ele precisa estar atento a tudo que acontece a mais nesse grande dia,  é fundamental que ele conheça um pouco da história do casal, quem são as pessoas importantes para eles e assim usar sua percepção e criatividade para captar  momentos e expressões mais espontâneas.

Fotografia clássica: O fotógrafo se preocupa em seguir o protocolo do casamento, são fotos mais clássicas e posadas, geralmente usam técnicas de luz, efeitos e direção para fazer fotos mais produzidas.


#2 Peça o orçamento para os que vocês amaram: Lembre-se como uma mantra que a foto é o que vai ficar, então selecione o fotógrafo com muito critério. Antes de solicitar a proposta, vasculhe todo o conteúdo do profissional escolhido, desde as redes sociais até o  site. Acho muito bacana ver com calma a seção de casamentos completos, assim vocês terão uma noção de como ele fotografa o making of, a cerimônia e a festa.  

Uma dica bacana é escolher um casamento completo no site do fotógrafo e se colocar no lugar daquele casal fotografado, não olhe somente as fotos do vestido e da mesa do bolo, dê uma boa olhada na narrativa daquele casamento como se fosse o seu, imagine ser você, seu noivo e sua família naquelas fotos, imagine de uma forma que você consiga SENTIR que gosta daquelas imagens.

Selecione os profissionais que mais gostaram e peça proposta para no máximo três,  pedir orçamento para dez profissionais só vai confundir e gerar ainda mais dúvidas.


#3 Escolhida seu  preferido e marque uma conversa:  É bem importante saber se o profissional escolhido trabalha com exclusividade e será ele mesmo que irá fotografar seu casamento, existem produtoras que fecham vários eventos no mesmo dia e trabalham com fotógrafos freelancers, nesse caso geralmente você só vai conhecer o profissional no dia do casamento.

O fotógrafo é um dos profissionais que estará mais próximos de vocês durante o casamento, é fundamental que vocês o conheçam, se identifiquem e principalmente se sintam muito a vontade com essa pessoa. 

Não vai adiantar ser um fotógrafo que faz fotos maravilhosas e "seu santo não bater" com o dele, o dia do casamento foi muito planejado e será muito especial, vai trazer além de muita felicidade um pouco de ansiedade também, será incrível ter por perto pessoas que tenham a mesma vibe de vocês.


Sejam felizes e se divirtam no grande dia, quanto mais vocês aproveitarem sem se prender as regras, mais verdadeiras ficarão suas fotos, e são essas que vão trazer de volta todas as sensações desse dia inesquecível. 

Beijos

Elaine Okuyama.