26/03/2018 às 14:55 Blog

Fotografia Documental - O registro da nossa história.

1784
2min de leitura

A evolução da fotografia.

Com a evolução da tecnologia se tornou muito comum fotografar e registrar muitos momentos de nossas vidas. 

Fotografamos nossa família, nossos amigos, animal de estimação, um passeio bacana, uma festa e até mesmo o que comemos e coisas do cotidiano, simplesmente pra compartilhar nas redes sociais para receber likes e comentários.

Mas houve um tempo que  a fotografia era considerada um documento, um registro de família. 

Juntavam-se todos os membros com a melhor roupa, cabelos penteados e tiravam aquele retrato clássico de família. 

A fotografia surgiu como uma forma mais prática da pintura, e uma curiosidade é que as pessoas quase não sorriam para as fotos, pois para captar uma imagem era preciso um longo tempo de exposição, o que podia variar de 5 a 30 minutos. Imagine nos dias de hoje deixar as crianças paradinhas por 30 minutos? 

O que você vai deixar para as gerações futuras?

Que bom que isso mudou muito nos dias atuais, com as digitais tudo é muito dinâmico,  porém perdemos o costume de deixar um registro palpável e sensível para as futuras gerações.

Sabe aquela caixinha de fotos antigas que provavelmente tem na casa dos seus avós?? Pois é,  com a chegada da tecnologia isso foi se perdendo aos poucos e hoje nossos registros ficam armazenados somente em câmeras digitais, celulares, tablets e agora até mesmo em nuvens.  

Será que minha geração futura vai ter acesso a esses registros?

Registrar sua família e fazer um álbum incrível é muito mais do que simplesmente tirar fotografias, é preservar a sua história, e com a ajuda da evolução digital e de um bom profissional podemos além de captar imagens, captar movimentos, histórias e sentimentos. 

Recentemente fui a Rancho Alegre no Paraná rever meus tios que ainda vivem na cidade onde meus avós chegaram em 1953, já com 4 filhos. 

Meu avô chegou no Brasil em 1918 com 02 anos de idade. Sofreram muito para se adaptar as condições brasileiras. Foram colonos em fazendas de café no interior de São Paulo. Na década de 40 comprou uma mercearia e iniciou o comercio de "secos e molhados". Meus tios cuidam até hoje do comércio da família.

Conseguem imaginar o que esses registros significam para mim e toda a minha família? É de encher o coração dos mais bonitos sentimentos, sentir muito orgulho do meus avós e ter saudades do carinho que sempre tiveram com todos.

Graças a eles temos essas e muitas outras fotografias documentais de família, um bem tão precioso que vai passar por gerações.

Gratidão!

*as fotografias são todas reveladas e foram escaneadas para virar um livro da família.

Primeiro registro fotográfico do meu avô Seiti Kumakura ( montando o cavalo) no Brasil. Eles eram colonos de uma fazenda em Guaianazes, interior de SP.

A clássica foto da família! Meus avós sentados, minha mãe é a menina de vestido branco e cabelos curtos e meus tios e tias.

Minha avó Lui e meu avô Seiti

Minha mãe 

Família Kumakura

26 Mar 2018

Fotografia Documental - O registro da nossa história.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

03 de Dez de 2017

Qual o melhor mês para casar?

02 de Mar de 2021

Lugares para fazer Ensaio no Interior

19 de Abr de 2018

Letícia & Ciroca | Ensaio | Araxá - MG

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp