25/10/2023 às 21:02 Blog

Álbum de Casamento

25
2min de leitura

Receber a galeria de fotos é incrível para reviver os momentos do casamento.

Sentir novamente as emoções, ver pessoas queridas, suas reações e até mesmo tomar conhecimento de situações que passaram despercebidas mas que não escaparam do olhar do fotógrafo.

Algumas fotos se tornam tão especiais que merecem sair do digital e tomar forma, toque, cheiro e cor.

Ter um álbum do casamento é tornar palpável um dia muito planejado, é nele que o casal vai colocar as fotos das pessoas queridas e dos melhores momentos dentre tantos vividos durante o casamento.

Ele é como uma verdadeira jóia que passará de geração em geração e contará a história de como foi o começo dessa nova família.

Por ser algo tão especial, resolvi escrever um pouco sobre o processo criativo de diagramação.


Lámina X Página

Lâmina é maneira que você visualiza o álbum aberto, ou seja cada lâmina tem duas páginas.

Exemplo: um álbum em formato quadrado tamanho 30x30 cm tem cada página medindo 30x30cm e cada lâmina medindo 30x60cm que seria a medida do álbum aberto, cada lâmina possui duas páginas.


Processo de Diagramação

As fotos tem como padrão, duas orientações, fotos em retrato (vertical) e paisagem (horizontal), a diagramação é feita posicionado as fotos da melhor forma em relação ao formato do álbum. Também é importante seguir a cronologia dos momentos, começando pelas fotos do making of, cerimônia e festa, criando uma narrativa fotográfica para contar a história do casamento.

Prova do layout

Quando enviamos a prova virtual do álbum, uma coisa importante a observar é o tamanho real do álbum, visualizando o layout no celular, as fotos ficarão pequenas quando na realidade é somente uma questão de proporção da tela em que a prova é visualizada.

O ideal seria imaginar essa proporção no tamanho do seu álbum ou abrir em uma tela grande do computador ou da tv para dimensionar o mais próximo do tamanho real.


O que são esses espaços em branco?

Os espaços em branco são chamados áreas de respiro, eles servem tanto para emoldurar uma foto dando destaque e chamando atenção para alguns momentos e também para criar um ponto de contraste entre uma foto e outra.

Isso é importante para que o cérebro de quem esta visualizando consiga ter pausas durante a leitura das imagens e não fique tudo misturado, fotos sem começo e sem fim. Funciona como as pausas dos pontos e das vírgulas na leitura de um livro.

O fundo branco sem cor ou textura dos respiros serve para dar destaque ao que realmente importa em um álbum, que são as fotos e a emoção daquele instante. quando colocamos cores, texturas ou mesmo sobreposições há uma disputa de atenção desvalorizando a momento da foto.

Um design clean e atemporal, será um álbum que mesmo depois de 30 anos será moderno e atual.



25 Out 2023

Álbum de Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

album de casamento - albuns casamento Dicas

Quem viu também curtiu

03 de Dez de 2017

Qual o melhor mês para casar?

02 de Mar de 2021

Lugares para fazer Ensaio no Interior

19 de Abr de 2018

Letícia & Ciroca | Ensaio | Araxá - MG

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp